+55 71 99268-8200
E-mail: E-mail RADTEC
Siga-nos:

Serviços

Nossos principais serviços

O que nós oferecemos

Supervisão da radioproteção

Programas de segurança, gerenciamento de rejeitos radioativos e dosimetria.

Saiba mais

Controle de qualidade

Executado por especialistas em física médica em medicina nuclear.

Saiba mais

Testes de aceitação

PET/CT, SPECT, SPECT/CT, calibrador de dose, gama probe, captador de tireoide.

Saiba mais

Licenciamento

Autorizações para construção, operação e descomissionamento.

Saiba mais

Projeto de blindagens

Plano de proteção física conforme CNEN e ANVISA.

Saiba mais

Treinamento

Cursos, palestras, reciclagem em radioproteção e medicina nuclear.

Saiba mais

Auditoria

Avaliação de conformidade com as normas da CNEN, ANVISA e padrões de acreditação hospitalar.

Saiba mais

Planejamento e inicialização

Consultoria pré-operacional, implantação de processos e treinamento da equipe.

Saiba mais

Otimização de processos

Maior eficiência no fluxo de trabalho e otimização dos radiofármacos e equipamentos.

Saiba mais

COMO ATUAMOS

Supervisão da Radioproteção

Os especialistas da RADTEC atuam em clínicas e hospitais como Supervisores de Radioproteção, adequando as instalações aos aspectos normativos através de políticas e procedimentos padrões, implantando programas de monitoração dosimétrica e gerência de rejeitos radioativos; investigando exposições ocupacionais elevadas através de metodologias da qualidade (PDCA); assegurando a revisão, atualização e aplicação do plano de proteção radiológica e assessorando a direção da instituição sobre todos os aspectos relacionados à proteção radiológica.


Testes de Aceitação

Após a instalação de um equipamento, é necessário realizar um conjunto de testes de desempenho a fim de validar as especificações técnicas definidas no contrato de compra e venda com o fabricante. Alguns resultados destes testes servirão como referência para os controles de qualidade periódicos durante a vida útil do equipamento e asseguram a maximização dos recursos investidos.

A RADTEC realiza testes de aceitação de todos os sistemas de medicina nuclear: SPECT, SPECT-CT, PET-CT, calibrador de doses, captador de tireoide, gama probe, monitores de radiação, entre outros . Todos os testes de aceitação executados pela RADTEC atendem aos requisitos normativos da CNEN e ANVISA, e seguem protocolos internacionais definidos pela National Electrical Manufacturers Association (NEMA), International Atomic Energy Agency (IAEA) e American Association of Physicists in Medicine (AAPM).


Controle de Qualidade

Realizamos Controles de Qualidade de todos os sistemas de medicina nuclear: SPECT, SPECT-CT, PET-CT, calibrador de doses, sonda de captação (captador de tireoide), gama probe (probe intraoperatória), monitores de radiação, entre outros. Não garantimos apenas o atendimento aos requisitos normativos (CNEN NN 3.05 e ANVISA RDC-38), como também promovemos melhorias na qualidade das imagens diagnósticas e resolvemos eventuais problemas de maneira eficaz e segura.


Plano de Radioproteção e Licenciamento

A RADTEC elabora Planos de Radioproteção e suas revisões periódicas, atendendo às legislações vigentes, bem como à estrutura de processos de cada cliente de modo a facilitar o empenho das melhores práticas em medicina nuclear.

Para o Licenciamento de instalações radioativas ou quaisquer modificações em projetos ou procedimentos que possam alterar as condições de proteção radiológica, o titular do serviço deve submeter um Plano de Radioproteção ou Plano de Proteção Radiológica atualizado, contento todas as informações relevantes à segurança: blindagens, gerência de rejeitos radioativos, procedimentos, medidas de otimização e controles internos.

A RADTEC também presta assessoria durante todo o processo de licenciamento junto à CNEN e ANVISA, trabalhando desde a concepção do projeto à sua execução.


Projeto de Blindagens

Elaboramos o projeto de blindagens de instalações SPECT, SPECT-CT, PET-CT e quarto terapêutico (terapia com radioisótopos), especificando as espessuras das barreiras e demais sistemas de segurança. Na fase de Licenciamento ou Autorização para Construção junto à CNEN e ANVISA, os responsáveis pela instalação radioativa devem apresentar um projeto de blindagens e de todas as estruturas, sistemas e componentes relevantes à radioproteção. Este projeto deve assegurar níveis de radiação satisfatórios para a segurança dos trabalhadores e do público. A RADTEC trabalha de acordo com cada perfil de cliente para a minimização dos custos.


Planejamento e Inicialização do Serviço

As decisões mais importantes para um serviço de medicina nuclear são feitas durante o planejamento e inicialização do serviço. As clínicas e hospitais estão sempre atentos aos impactos financeiros de médio e longo prazo causados por decisões quanto à infraestrutura e à operação. Portanto, as definições de equipamentos, acessórios, softwares, fontes radioativas, layout, sistemas de informação, processos, prestadores de serviços, prazos e uso racional dos recursos são alguns aspectos que contribuem tanto para o retorno do capital investido, quanto para a qualidade da assistência. A RADTEC oferece consultoria especializada durante este período, a fim de evitar problemas futuros durante sua operação e trazer o melhor resultado financeiro e assistencial. Atuamos em cada etapa do programa de planejamento e inicialização: da elaboração e execução do projeto à implantação de processos com a melhor eficiência para a operação do serviço.


Otimização de Processos

A medicina nuclear é uma especialidade que emprega processos produtivos complexos que afetam fortemente os resultados. A otimização destes processos - aliada ao uso racional dos recursos disponíveis - gera vantagens competitivas para que os serviços de medicina nuclear cresçam com solidez. A RADTEC aplica os conhecimentos tecnológicos e científicos para melhorar os processos de medicina nuclear, a fim de que seus clientes obtenham resultados mais seguros, com eficiência e eficácia. Também amplia a capacidade produtiva dos clientes por meio de um melhor aproveitamento dos recursos humanos, insumos radioativos e equipamentos. Para isto, utiliza protocolos confiáveis de gerenciamento de radioisótopos e de aquisição e processamento de dados.


Auditoria

A RADTEC oferece programas periódicos de auditoria nas diferentes tecnologias usadas em medicina nuclear: SPECT, SPECT-CT, PET-CT, terapia com radioisótopos, captador de tireóide, probe intraoperatória (gama probe), proteção radiológica e gerência de rejeitos radioativos. Avaliamos se o serviço de medicina nuclear atende a todos os requisitos legais e padrões de qualidade, com treinamentos e melhorias nos processos. Nossas auditorias são conduzidas por físico-médico especialista, credenciado pela CNEN e certificado pela ABFM.


Treinamento

A garantia da qualidade e a segurança das operações dos serviços de saúde estão associadas à qualificação dos profissionais envolvidos. Para isso é preciso que as pessoas adquiram competências individuais, técnicas e sociais através de uma aprendizagem constante e ininterrupta, impulsionada por metas e objetivos. Como suporte ao desenvolvimento das pessoas, a RADTEC oferece cursos e treinamentos específicos nas diversas aplicações da medicina nuclear:

  • Aplicações SPECT, SPECT-CT e PET-CT para físicos médicos e médicos nucleares;
  • Controle de Qualidade e Testes de Aceitação para Físicos;
  • Proteção radiológica para toda a equipe operacional;
  • Capacitação para físicos e médicos residentes;
  • Manuseio e garantia da qualidade de equipamentos de imagens, calibrador de doses (curiômetro), monitores de radiação, captador de tireóide e gama probe (probe intraoperatória).

Temos ampla experiência na preparação de pessoal para obtenção de títulos. Auxiliamos no seu aprendizado para as provas:

  • Supervisor de Proteção Radiológica (SPR) da CNEN;
  • Físico médico especialista da ABFM;
  • Médico nuclear especialista da SBBMN;
  • Médico nuclear com título AN da CNEN (Responsável Técnico).

Nossos programas de treinamento e reciclagem são conduzidos por físicos médicos especialistas em medicina nuclear e Supervisores de Proteção Radiológica credenciados pela CNEN e Certificados pela ABFM.



SEJA NOSSO PARCEIRO

Contato

Entre em contato conosco
  • Endereço: Alameda Salvador, 1057, Salvador Shopping Business, Torre América, Sala 912, Caminho das Árvores. Salvador – Bahia
  • Telefone: +55 71 99268-8200
  • Whatsapp: +55 71 9268-8200
  • E-mail:
  • Segunda - Sexta: 07:00 - 18:00
    Sábado - Domingo: Fechado
RADTEC © Direitos do autor 2011-2016. Todos os direitos reservados.